TORNAR SEU CHAMADO E ELEIÇÃO RATIFICADOS - POR ROY W. DOXEY
ROY W. DOXEY - Renomado professor de escrituras santos dos últimos dias. Algumas de
suas obras são: The Doctrine and Covenants Speaks (em dois volumes),
Doutrina e Convênios e o Futuro(traduzido em português – esgotado) e
Prophecies and Prophetic Promises from the Doctrine and Covenants. Irmão
Doxey serviu como Deão de Instrução religiosa na BYU e Diretor de
Correlação da Igreja. Ele presidiu a Missão dos Estados do Leste dos EUA
e foi Representante Regional do Conselho dos Doze Apóstolos.
Quando o Senhor revelou a Moisés o grande propósito da vida o fez com estas palavras:
“Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem.” (Moisés 1:39)
Em
outras palavras a obra do Senhor é trazer a ressurreição (imortalidade)
a todos os filhos do Pai, e possibilitar-lhes a exaltação ou deidade
(vida eterna). Quando compreendermos estes propósitos, o coração se
rejubila com o conhecimento de que a maior benção disponível ao homem – a
deidade – pode ser recebida por aqueles que a desejam de todo o
coração. No glorioso sermão proferido pelo Profeta Joseph Smith, este
mesmo propósito fundamental da vida eterna foi expressado – exceto que
naquela época, o outro lado da questão – a responsabilidade da
humanidade, foi dado ênfase: “E tereis de aprender como tornar-se deuses
vós mesmos, e como serdes reis e sacerdotes para Deus.” (Ensinamentos
do Profeta Joseph Smith, Deseret Book Co., 1938, pag. 3371) O nosso
conhecimento de que o homem e a mulher nasceram como filhos espirituais
do Pai Eterno e de que Jesus Cristo é o nosso irmão mais velho em
espírito, é fundamental para o entendimento das razões para a existência
na mortalidade. Tendo em vista que sua condição é maior do que a nossa,
permanecemos na esperança de que um dia nos tornaremos como Ele.
Entretanto, somos filhos espirituais de nosso Pai Celestial, - nascidos
da linhagem de deuses – e temos conosco o poder, através do sacrifício
expiatório de Jesus Cristo, de nos levantarmos a estatura de deuses.
Vida terrena, parte necessaria do progresso eterno, é a semente para se
tornar exaltado, um estado pelo qual estamos passando por um período de
testes, e provarmos que faremos a vontade do Senhor. (Veja Abraão
3:22-26) Uma revelação moderna nos fala daqueles que foram valentes no
serviço do Senhor, durante este período de testes:
“Então
serão deuses, pois não terão fim; portanto serão de eternidade em
eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque
todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão
todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos.” (Doutrina e Convênios
132:20)
O que é necessário para esta inestimável
benção? O Profeta Joseph Smith disse que devemos começar pelo princípio,
com os primeiros princípios do Evangelho:
“Quando
galgais uma escada, sois obrigados a começar de baixo para cima e subir
degrau por degrau, até chegar ao alto; o mesmo acontece com os
princípios do Evangelho. Deveis começar com o primeiro, e ir continuando
até que tenhais aprendido todos os princípios de exaltação. Mas ainda
levará bastante tempo depois de terdes passado pelo véu, até que os
tenhais aprendido. Nem tudo é para ser compreendido neste mundo; será um
trabalho árduo aprendermos sobre nossa salvaçãp e exaltação. (
Ensinamentos do profeta Joseph Smith, pag. 339)
Apesar
do processo para se obter a exaltação continuar até mesmo no mundo
espiritual, o conhecimento de que podemos ser exaltados, com o
privilégio de continuar na vida eterna, pode ser assegurado nesta vida.
Isto é o que torna o chamado de eleição assegurado.
Pedro
admoestou os antigos santos: “...procuraí fazer cada vez mais firme a
vossa vocação e eleição...”(2Pedro 1:10), e o Apóstolo Paulo, também
agradeceu ao Senhor por prover este selamento. (Veja 2 Pedro 1:10-11 e
Efésios 1:13-14) Além disso, o profeta Joseph Smith usou esta mesma
expressão ao discursar sobre a exposição de Pedro e os ensinamentos de
Paulo. (Veja Ensinamentos do Profeta Joseph Smith. pp. 297. 145)
Pedro
tornou claro que um testemunho de Jesus Cristo não é, por si só,
evidência de que o chamado e eleição está ratificado. Mencionando a
manifestação no Monte da Transfiguração, com o Salvador e seus fiéis
apóstolos Tiago e João (Veja Mateus 17:1-8), ele disse que apesar de
terem ouvido a voz do Pai declarando que Jesus era seu filho, isto não
era o suficiente para obter a benção – havia uma “mais firme palavra de
profecia”2 - tornar o chamado e eleição ratificado. (veja 2 Pedro:
16-19) De conformidade com esta instrução e ensinamento de Pedro, Joseph
Smith disse:
“Embora ouvissem a voz de deus e
soubessem que Jesus era o Filho de Deus, isso não seria evidência de que
a sua eleição e chamado estivessem ratificados(...) Assim pois,
buscaram esta palavra profética mais confirmada de que tinham sido
ligados no céu, e que possuíam a promessa de vida eterna no reino de
Deus. E tendo-lhes sido comprovada essa promessa, era como uma âncora
para a alma, firme e segura. Ainda que retumbassem os trovões, e
reluzissem os relâmpagos, e rugissem os terremotos, e as guerras os
rodeassem, ainda assim, essa esperança e conhecimento sustentariam suas
almas em todas as provações, angústias e amarguras. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.290)
O que é então o chamado e eleição ratificados? A seguinte escritura nos dá a definição:
“A
palavra mais segura de profecia significa um homem saber, por revelação
e pelo espírito de profecia, que está selado para a vida eterna pelo
poder do Santo Sacerdócio.” (Doutrina e Convênios 131:5)
Assim se expressou o Élder Bruce R. McConkie:
“
Ter o chamado e eleição ratificado é ser selado para a vida eterna; e
ter a garantia incondicional da exaltação no mais alto céu do mundo
celestial; é receber a certeza da deidade; é, com efeito, ter o dia do
julgamento antecipado, de maneira que a herança de toda a glória e honra
no Reino do Pai, é ratificada antes do dia em que os fiéis atuais,
entram na sua divina presença para sentar-se com Cristo em seu trono, da
mesma forma como ele sentou com seu Pai em seu trono. (Apocalipse
3:21)” (Doctrinal New Testament Commentary, Bookcraft, 1973, 3:330–31.)
Como o Élder McConkie afirmou, “a incondicional garantia”, significa que
as ações de uma pessoa foram totalmente aprovadas e de que “não há mais
condições a serem preenchidas pela pessoa obediente”. (Doctrinal New
Testament Commentary, Bookcraft, 1973, 3:335.) Então, quando alguém é
selado para a vida eterna, ele é “selado contra toda espécie de pecado,
exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo e o derramento de sangue
inocente. (Joseph Fielding Smith, Doutrina de Salvação, Bookcraft, 1994,
2:46).
A exortação do Profeta Joseph Smith no sentido de atingir a meta de ratificar a exaltação é como segue:
“Gostaria
pois, de vos exortar a que continueis invocando a Deus, até que
ratifijqueis vosso chamado e eleição, tendo mais confirmada a palavra
profética e esperando pacientemente a promessa até que possais obte-la.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 290).
“Esperar
pacientemente pela promessa até obtê-la”, implica que todo o esforço
deve ser feito pelo membro da Igreja para obtê-la. Um pacto eterno foi
feito no mundo pré-mortal de que os filhos e filhas de Deus receberiam
uma exaltação eterna dede que provassem ser fiéis e verdadeiros aos
convênios feitos nesta vida. (Veja Tito 1:1-2) Tendo em mente a injunção
de Pedro para a sua dispensação,
Joseph Smith disse:
“Nosso
pacto eterno nenhum direito nos dá às coisas eternas, a menos que
nossos atos, convênios e todas as coisas levem a esse objetivo. Porém,
depois de tudo isso, faz-se necessário ratificar nosso chamado e
eleição. Se esse mandamento se aplicou tão amplamente àqueles a quem foi
dado, quanto mais para os da atual geração!” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 298)
O
que, portanto, é necessário tornar nosso chamado e eleição ratificado? O
fundamento de todas as bençãos reside na aceitação da expiação de Jesus
Cristo pela obediência aos primeiros princípios e ordenanças do
Evangelho – fé, arrependimento, batismo e o recebimento do Dom do
Espírito Santo. Então seguindo-se a entrada no Reino de Deus pelo
batismo da água e do Espírito, vem a necessidade de vencer pela fé a fim
de entrar em determinados convênios sagrados, pelo poder do sacerdócio e
ser “selados pelo Santo Espírito da promessa que o Pai derrama sobre
todos os que são justos e fiéis.”(Doutrina e Convênios 76:53), e
permanecem fiéis até o fim naqueles convênios.Vencer pela fé através da
retidão de Deus e Jesus Cristo, é tornar-se
“participante
da natureza divina”, como Pedro testificou. (veja 2 Pedro 1:1-4) O
caminho para está benção, diz ele é “pelo conhecimento completo daquele
que nos chamou para a sua própria glória e virtude.” (2 Pedro 1:3)
O
conhecimento de Cristo neste contexto, é a emulação de sua vida e
ensinamentos. E quais são as virtudes encontradas na vida de Jesus as
quais Pedro se referia? Depois que alguém escapa da corrupção do mundo
através de sincero arrependimento e tornando-se um membro da verdadeira
igreja, ao aderir aos princípios e ordenanças que o admite no reino de
Deus, sendo diligente em sua obediência. Acrescentai a “fé a virtude, e
à virtude a ciência, a ciência a temperança, e à temperança a
paciência, e à paciência a piedade. E à piedade o amor fraternal, e ao
amor fraternal a caridade.” (2 Pedro 1:5-7; Veja também,Ensinamentos do
Profeta Joseph Smith, p. 297)
A obediência e o
gradual aumento de virtudes, nos levam mais e mais próximo a estatura de
Cristo. (veja Efésios 4:13) Entretanto, além destas qualidades
requeridas do caráter, aqueles quemantém a esperança de ter o seu
chamado e eleição ratificados precisam também, receber as ordenanças de
salvação (exaltação) no templo de Deus.
O Profeta
Joseph Smith definiu a salvação como o poder de vencer todos osinimigos
deste mundo (significando os vícios que representam o oposto das
virtudes do Evangelho), e o “conhecimento para triunfar sobre todos os
maus espíritos no mundo vindouro (...)” (Ensinamentos do Profeta Joseph
Smith, p. 289) Ele declarou, posteriormente, que o triunfo sobre seus
inimigos, vem somente através do conhecimento do sacerdócio. (Veja
Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.297) Se precisamos triunfar
sobre todos os nossos inimigos neste mundo em preparação para a
exaltação, de que forma o sacerdócio torna isso possível? Obediência aos
“mistérios do reino” – a mais alta ordenança do Evangelho – é a
resposta. As mais altas ordenanças do Evangelho sugere que há ordenanças
menores as primeiras ordenanças e todas as demais realizadas fora do
templo.Jesus ensinou aos seus dscípulos que eles receberiam os
“mistérios do reino”, e que outras ordenanças não seriam recebidas
porque eles não estavampreparados para elas. (Veja Mateus 13:10-13)
Igualmente o Profeta Alma disse que aqueles mistérios eram conhecidos de
alguns, mas que outros receberiam apenas aquela “parte de sua palavra
que ele concede aos filhos dos homens de acordo com a atenção e
diligência que lhe dedicam.” (Alma 12:9) Em virtude de Joseph Smith ter
recebido “(...) as chaves do mistérios das coisas que foram
seladas(...)” (Doutrina e Convênios 35:18) e por que estas chaves
permanecem com o profeta da igreja nos dias de hoje, o membro que guarda
os mandamentos pode receber “(...)os mistérios de meu reino; e será
como uma fonte de água viva vertendo para a vida eterna.”(Doutrina e
Convênios 63:23 e veja também 42:65)
Somente através
do sacerdócio, pode estas bençãos recair sobre o membro da Igreja. O
membro masculino digno recebe o Sacerdócio de Melquisedeque que possui
“(...) a chave dos mistérios do reino, sim, a chave do conhecimento de
Deus.” (Doutrina e Convênios 84:19, veja também 107: 18-19) a fim de
receber estes "mistérios." Encontra-se nisso a chave do principal
propósito do sumo-sacerdócio - revelar os princípios da exaltação na
casa do Senhor, através das ordenanças, consistindo de lavamentos,
unções, investitura do sacerdócio e o casamento para a eternidade. (Veja
Doutrina e Convênios 124:37-42) O casamento para a eternidade é uma
ordem do sacerdócio, “nas quais são prometidas as partes participantes,
promessas de reinos e tronos, se forem fiéis e verdadeiros em suas
responsabilidades.” (Joseph Fielding Smith, Ensign, December 1971, p.
98.) Estas bênçãos incluem o poder de criar filhos espirituais após a
ressurreição. A este respeito Joseph Smith disse: “Frequentemente se
pergunta: Não podemos salvar-nos sem receber todas essas ordenanças? Eu
respondo que não; não a plenitude da salvação(...) Se um homem recebe a
plenitude do Evangelho, deve obtê-la da mesma forma que Jesus Cristo a
alcançou, isto é, guardando todos os mandamentos e obedecendo a todas as
ordenanças da Casa do Senhor.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith,
p. 323; 300) Tanto o homem como a mulher recebem as bençãos da plenitude
do sacerdócio no templo, mesmo ciente de que a mulher não é ordenada ao
sacerdócio. Como o Presidente Joseph Fielding Smith disse:
“A
mulher não porta o sacerdócio, mas se elas forem fiéis e verdadeiras,
tornar-se-ão sacerdotisas e rainhas no reino de Deus, e isso implica que
a elas será dada autoridade. A mulher não porta o sacerdócio juntamente
com o marido, mas participa dos benefícios do mesmo.” (Doutrinas de Salvação, Bookcraft, 1994, 3:179)3
Concomitantemente,
participar nas ordenanças e portar o sacerdócio é fazer convênios.
Convênios divinos precisam ser realizados e honrados antes que a apessoa
tenha o seu chamado e eleição ratificados. Para assegurar que recebemos
os convênios retamente e que os seguimos, o Senhor estabeleceu um meio
pelo quela estas ordenanças podem ser aprovadas. É através do poder
selador do Santo Espírito da Promessa. Quando o Santo Espírito da
Promessa (que é o Espírito Santo) justifica a atitude da pessoa com
respeito aos convênios realizados, este ato é ratificado, tornando o
convênio efetivo para a salvação. A influência do Espírito Santo
recebida ao guardar os mandamentos, também leva-nos para a santificação,
ou tornando-se puro e santo em seu coração, significa abandonar todos
os males e aprender a “amar e servir a deus, com todo o seu poder, mente
e força.” (Doutrina e Convênios 20:31) O processo de 3 Edição em
português, disponível no Centro de Distribuição.
santificação vem
gradualmente, após um longo período de tempo, “sobrepujando todo pecado
e trazendo todos à sujeição pela lei de Cristo.” (Brigham Young, JD,
10:173.) Isto significa entregar seu coração a Deus, tornando-se um com o
Salvador na construção do seu reino e trabalhando para o
estabelecimento de Sião. (Veja Helamã 3:35) O membro da igreja
prepara-se esforçando-se para a santificação, e quando ele se torna
justo através da ratificação do seus convênios pelo Espírito Santo, e à
vista de Deus santificou sua vida, então ele é um candidato a ter seu
chamado e eleição ratificados.
Do Profeta Joseph
Smith aprendemos que a fé necessária para tornar-se santificado e ter
seu chamado e eleição ratificados é obtido através da estrita obediência
a Lei do Sacrifício: “ (...) pois, desde a primeira existência do
homem, a fé necessária para o gozo da vida e salvação jamais pode ser
obtida sem o scrifício de todas as coisas terrenas que os homens, podem
atualmente saber que eles estão fazendo as coisas que são agradáveisa
vista de Deus. Quando um homem tem oferecido em sacrifício tudo o que
tem pelo amor da verdade, nem mesmo retendo sua própria vida, e crendo
ante Deus que ele tem sido chamado para fazer este sacrifício por que
quer fazer a vontade de Deus, ele sabe, mais seguramente que Deus aceita
e aceitará seu sacrifício e oferta, e que ele não busca ou buscará Sua
face em vão. Nestas circunstâncias, então ele poderá obter a fé
necessária para alcançar a vida eterna.” (Lectures on Faith, 6:58; veja
também Doutrina e Convênios 98:11–15 e Ensinamentos do Profeta Joseph
Smith, p. 322.)
Quando a fé é suficiente para
sacrificar todas as coisas terrenas, mesmo a própria vida se for
necessário, é possível um homem saber que foi aceito pelo Senhor pelo
que fez, e com esta forte fé pode, eventualmente, receber a vida eterna.
Assim, pois, o Profeta Joseph Smith disse:
“
Depois que a pessoa tem fé em Cristo, arrependendo-se e é batizada para a
remissão de seus pecados, recebendo a imposição das mãos para o dom do
Espírito Santo, que é o Primeiro Consolador, e continua humilhando-se
ante Deus, tendo fome e sede de justiça e vivendo de acordo com toda a
palavra de Deus, o Senhor em breve lhe dirá: Filho, serás exaltado.
Quando o Senhor o tiver provado em todas as coisas, e visto que aquele
homem está resolvido a servi-lo, aconteça o que acontecer, esse homem
verá que seu chamado e eleição foram confirmados.” (Ensinamentosdo Profeta Joseph Smith, p. 146)
Tal
pessoa eventualmente, recebe a deidade e torna-se um membro da “Igreja
do Primogênito”.(Doutrina e Convênios 76:54) Quais foram alguns dos
santos que foram aceitos pelo Senhor, através de seus sacrifícios? O
Profeta Joseph Smith indicou que quando uma pessoa foi provada pelo
Senhor, “tendo fome e sede de justiça e vivendo de acordo com toda a
palavra de Deus” ele então, pode ter o privilégio de receber o Segundo
Consolador. Este Consolador é a presença do Senhor Jesus Cristo “e as
visões dos céus lhe serão descerradas e o Senhor o instruirá face a
face”. Joseph Smith continuou dizendo que esta foi a condição de um
número de antigos santos, nomeando Isaías, Ezequiel, João o Revelador,
Paulo e todos os santos que tenham tido comunhão com a assembleia geral e
com a Igreja do Primogênito. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.
146)
A certeza de ser aceito pelo
Senhor também foi conhecida pelos Nefitas: Enos (veja Enos 27), Alma o
Ancião (Veja Mosias 26:20), os três nefitas (Veja 3 Néfi 28:4-11) e
outros. (Veja 3 Néfi 28:1-3) A promessa de tornar-se um membro da Igreja
do Primogênito também foi feita aos Santos dos Últimos Dias. (veja
Doutrina e Convênios 76:50-60) Em nossa dispensação muitos santos
tiveram seu chamado e eleição ratificados. (Veja Doutrina e Convênios
124: 19) Entre estes, estava William Clayton, de quem o Profeta disse:
“Sua
vida esta acolhida com Cristo em Deus, e assim estão muitas. Nada, a
não ser o pecado imperdoável, pode afatá-lo de herdar a vida eterna,
tendo feitoos passos necessários para este propósito.” (History of the Church, 5:391.)
O
Senhor disse a Joseph Smith que ele havia sido selado para a exaltação e
que havia preparado um trono para ele “no reino de Meu Pai, com Abraão,
seu pai.” (Doutrina e Convênios 132:49; veja também Doctrinal New
Testament Commentary, 3:347–50 para um comentário adicional)
O
Presidente Marion G. Romney, como membro do Conselho dos Doze, exortou
os santos na Conferência Geral, para tornar seu chamado e eleição
ratificados, dizendo:
“ A plenitude da vida
eterna não é conseguida na mortalidade, porém a paz que é seu anunciador
e que vem como resultado de um chamado e eleição ratificados é
conseguido nesta vida. O Senhor prometeu que ‘aquele que partica as
obras de justiça, receberá sua recompensa, sim paz neste mundo e vida
eterna no mundo vindouro. (Doutrina e Convênios 59:23 )
Penso
que a paz aqui referida está implicita na declaração do Profeta: ‘Vou
como um cordeiro ao matadouro, porém estou calmo como uma manhã de
verão. Tenho a consciência limpa de ofensas a Deus e a todos os homens.’
(DHC, 6:555.)
Penso, também, que está implicita nesta declaração do
falecido Apóstolo Alonzo A. Hinckley, o qual escrevendouma carta a
Primeira Presidência, depos de ter recebido a notícia de que sua doença
era fatal disse: ‘Asseguro-lhes que não estou profundamente preucupado
com o resultado final. Estou reconciliado, e ofereço minhas mãos para
apanhar o que o Pai tem para mim, seja isso, vida ou morte(...) Para o
futuro, não tenho dúvidas. É emocionante e glorioso e percebo mais
claramente o que significa ser salvo pelo sangue redentor de Jesus
Cristo e ser exaltado pelo seu poder, e permanecer com ele para sempre.
(The Deseret News Church Section, March 27, 1949, p. 24.)’ (Conference
Report, October 1965, p. 20.)”Embora o chamado e eleição ratificado seja
a maior benção recebida nesta vida, que maior conselho pode receber um
santo dos últimos dias do que este dado pelo Profeta Joseph Smith:
“
Gostaria pois, de vos exortar a que continuies invocando a Deus, até
que ratifiqueis vosso chamado e eleição, tendo mais confirmada a palavra
de profecia e esperando pacientemente a promessa até que possais
obte-la. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 290)
Extraído: “Accepted of the Lord: The Doctrine of Making Your Calling and Election Sure,” Ensign, July 1976, 50
quinta-feira, 20 de março de 2014
by Unknown on 14:39
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