O Sonho de Leí Registrado em Izapa (Stela 5)
Em um pasto a dez quilômetros da fronteira da Guatemala, no lado mexicano, junto ao Oceano Pacífico e próximo a da cidade de Tapachula, México, há restos de uma pedra com gravações de seis toneladas. A pedra chamada de Izapa Stela 5, cuja figura central é a árvore indígena Ceiba, está ao lado de outros monumentos cheios de gravações. Ao todo, mais de oitenta monumentos gravados com algum tipo de escrita foram encontrados no antigo sítio arqueológico de Izapa. Stela 5 chama a atenção do arqueólogo SUD M. Wells Jakeman, o qual no final dos anos 1940 informou uma possível conexão entre as gravações na pedra e os símbolos mencionados na Visão de Lei. Suas análises posteriores desses registros na pedra e os trabalhos de outros arqueólogos, sendo o mais proeminente deles o Sr. V. Garth Norman, têm levantado considerável interesse entre os santos dos últimos dias desde a sua descoberta. O Dr. Jakeman propõe que estas gravações datadas do ano 200 antes de Cristo, podem ser uma representação do sonho de Lei conforme está escrito em 1 Néfi 8. Outros sugerem que ela pode até mesmo ter sido atribuída ao Rei Mosias, e que pode ter sido um memorial aos seus primeiros pais, Lei e Saria. Ela pode referir-se à localização da área que vários estudiosos sugerem ter sido local onde Leí desembarcou, ou a terra de sua primeira herança (Alma 22:28). Norman descreve-o como um texto que esboça a criação ou a viagem do homem através da vida mortal, em essência, uma árvore da experiência da vida humana". A interpretação acima, entretanto, não tem ficado sem receber críticas. Hugh Nibley e John Sorenson, ambos prolíficos pesquisadores do Livro de Mórmon, repreenderam a Jakeman por seu entusiasmo. Mais recentemente, John Clark, diretor de campo da "New World Archaeological Foundation" (Fundação Arqueológica Novo Mundo), apresentou-a como o que ele considerou a mais acurada síntese da escultura de pedra. Ele então desafiou essa relação com o Livro de Mórmon, considerando-o mais relacionado ao Popul Vuh, um antigo documento de Quiche Maia na Guatemala. Em contra partida, os arqueólogos SUD Bruce Warren e Richard Hauck rejeitaram o comentário de Clark e declararam que também há uma possibilidade de que as muitas semelhanças da gravura da pedra com o sonho de Lei sejam coincidência. De acordo com o Dr. Alan Christensen, o qual apresentou uma tradução atualizada do Popul Vuh, o estilo de escrita do Livro de Mórmon e do Popul Vuh apresentam o mesmo primoroso estilo de escrita hebreu chamado Quiasmo. Isto, por outro lado, pode sugerir uma relação destes dois documentos com Izapa Stela 5. O trabalho inicial realizado por Wells Jakeman e seus associados,resultaram no fato de o monumento da Árvore da Vida se tornar parte da literatura educacional da Igreja. O trabalho subseqüente de V. Garth Norman tornou possível analisar mais detalhadamente a Stela 5, em conexão com outros monumentos na região de Izapa. O trabalho realizado pela "New World Archaeological Foundation" (Fundação Arqueológica Novo Mundo) com respeito à região de Izapa possibilitou estudar melhor todo esse ambiente. O registro do Livro de Mórmon a respeito da visão de Leí e da Árvore da Vida, se refere à expiação de Cristo. Enquanto não podemos aprovar o reprovar um firme relacionamento entre Stela 5 e o sonho de Lei, já sabemos que há várias coisas intrigantes e talvez, mesmo definitivas. Por causa da possível relação entre a história do Livro de Mórmon a respeito da Árvore da Vida e o monumento denominado Stela 5 em Izapa, eu apresentarei as comparações sugeridas, com as gravações do monumento, apresentadas no mês de janeiro no "Tula Book of Mormon Archaeological Digest" (Tula - Sumário Arqueológico do Livro de Mórmon).
Joseph L. Allen ( Autor do Livro Explorando as terras do Livro de Mórmon )
Extraído por Davi Mendes
SUMÁRIO:
Nesse tratado, eu toquei ligeiramente sobre o simbolismo associado aos princípios do evangelho associados com a Pedra da Árvore da Vida chamada Stela 5, que está localizada perto de Tapachula, México. A coisa que mais tem me impressionado ao longo dos anos que temos levado pessoas a Izapa para literalmente sentir Stela 5 e vê-la de primeira mão, é real. Eu descobri que tanto mais eu entendo os símbolos gravados na pedra, mais eu entendo a visão de Lei e o significado da expiação de Cristo. Pode ser que a coisa mais importante são os sentimentos pessoais a respeito de minha própria jornada através da vida. Eu encontrei, como muitos outros, que o maior desejo na vida é ter minha família partilhando do fruto espiritual da árvore do evangelho. O nível do meu entendimento daquela pedra num campo perto da fronteira entre o México e a Guatemala tem tido um íntimo impacto espiritual sobre a minha vida. Há não muito tempo atrás eu tive o
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