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quinta-feira, 20 de março de 2014

SINAI
 
Península do Sinai
       As escavações arqueológicas 1891, são restritas a regras de exploração. No Egitoe na Mesopotâmia, tiveram que ser aprovadas e só foram financiadas por determinada fontes. E estas fontes eram controladas por um grupo de autoridades. Uma destas autoridades designadas era o "Fundo Egípcio de Exploração", que foi fundada na Grã-Bretanha em 1981. Nas primeiras páginas dos artigos da associação do Fundo Egípcio informava : "O objetivo dos fundos é promover o trabalho da escavação com a finalidade de ilustrar as narrativas do VT". O que isso significa na realidade é : Se algo fosse encontrado pelos arqueólogos que estejam de acordo com as escrituras como é ensinada hoje, seria o público informado sobre ela ; qualquer outra coisa, seria considerada mitologia. Se não servisse interpretação, não chegaria ao domínio público. Isso foi há 100 anos atrás. Nós sofremos ainda de muitos regulamentos e, de acordo com as leis vigentes no País, a descoberta é colocada num envoltório e fechado secretamente a da montanha do Sinai. Há poucas informações nos círculos internos acadêmicos e nada escrito para o domínio público.

No contexto do livro do Êxodos há uma montanha significativa nomeada na Bíblia. Situa-se na Península do Sinai , que é um triângulo entre o Egito e o Jordão. É conhecida pelo nome de Horeb. Foi chamada mais tarde de Sinai e depois, para Horeb outra vez. Esse é o nome que remanesce enquanto nos incorporamos a
progressão de história e essa história e a de Moisés, tirando os Israelitas do Egito e seu encontro com Jeová na montanha sagrada. Há aproximadamente 1360aC, não existia nenhuma montanha chamada Sinai e nem na época de Jesus. A montanha do Sinai, escritos nos registros geográficos, realmente não existiu por outros 400 anos dC. A tradução do VT que nos temos hoje, foi compilada pouco anos antes do século X dC, e é somente 600 anos mais antiga que o NT. Assim quando davam os nomes de lugares nessa época, davam os nomes que sabiam naquele momento e não necessariamente o nome que se aplicava no tempo de Moisés. Assim o povo do século X saberia exatamente do local que havia referência. O Monte Sinai está atualmente no sul da península do triângulo e foi batizada por monges cristãos gregos que lá construíram uma pequena missão , pois decidiram que ali era o Sinai.
Hoje ainda existe um local chamado Monastério de Santa Catarina. Seria realmente a Montanha do Sinai Bíblico? O Êxodos pode explicar o local onde a verdadeira Montanha Sagrada estava e o percurso que Moisés e os Israelitas fizeram entre o Egito e o Jordão. Seguindo a rota dada no Êxodos, ficaria centenas de milhas afastado do Monastério do Sinai que é mostrado nos mapas de hoje. Além disso, dista centenas de milhas do Mar Vermelho onde Moisés separou as águas. Quanto ao Monte Horeb atual , é uma incógnita.
Em árabe, Horeb quer dizer "deserto". O Monte Horeb e montanhas de deserto são bem conhecidas. Fica a 2000 pés acima do nível do mar, exatamente onde o livro do Êxodos revela a rota do Egito. Em 1890, Egiptólogo Britânico Flinders Petry da Universidade de Londres, patrocinado pelo "Fundo Egípcio de exploração, publicou confidencialmente os resultados de seu trabalho; mapas, fotografias, registros foram entregues , porém, com suas anotações e não foi colocado à disposição do público e suas anotações só poderiam ser lidos por membros oficiais. Segundo relato bíblico, os Israelitas derreteram ouro (para fazer o carneiro de ouro) ; lá não havia nenhum resquício de materiais de fundição. Porém encontraram lajes de pedra e abaixo destas, armazenados com cuidado 4 a 5 toneladas de um tipo de pó, o mais fino e branco possível. Embalados firmemente no assoalho. Não havia indícios de metalurgia em milhas de distância, mas pó brancos eram obtidos de queimadas de plantas para produzir alcalinos. Porque queriam alcalinos? Por outro lado, porque o fariam a 2600 pés da montanha e não no vale? Os resultados nunca foram publicados.
A Bíblia nos forneceu alguns nomes de livros, como os livros dos chefes de Jehovah, o livro do Senhor, o livros de Jasher; todos seriam importantes em nossa história, mas não estão na nossa Bíblica, à exceção de serem mencionados. Porque não foram incluídos? O livro de Jasher era Egípcio, filho de Caleb, juiz e oficial da equipe de funcionários de Moisés. Jasher era mais bonito que Moisés. Tem outro livro de Jasher mais antigo, mas foi excluído da Bíblia. Estaria entre Deuteronômio e Josué. Neste livro , Jeová não dava instruções unicamente à Moisés, mas também a Jethro. Esses originais dizem que Jethro era o Senhor da
montanha. O Senhor da Montanha, em hebreu era El-Shaddai e este é particularmente importante porque quando Moisés vai à montanha pela primeira vez se encontrar com Jeová que diz "Eu sou o que sou", ele indica: "Eu sou esse que Abraão chama de El Shaddai, ou em outras versões "Eu sou o Senhor de Abraão", lembrando que Abraão o nomeava El Shaddai. El Shaddai, conforme está nos textos da Mesopotâmia revela que o "Senhor da Montanha" era o líder dos Vulcans (artesão, mestres que fizeram o Shemana nas
fornalhas). Há uma ligação principal aqui. Jethro é de algum modo importante para este, com o Senhor da Montanha no cargo do templo. Se Jethro era o Senhor da Montanha, ele teria dado a Moisés as leis e as ordenanças. Então, toda história da reunião de Jeová com Moisés, conforme nos fomos conduzidos a compreender, seria um erro.
Não há nenhuma menção no livro de Jasher sobre isso. Ele menciona Jethro. Moisés casou-se com a filha de Jethro. Outra coisa importante : as tábuas da testemunha que foram passadas por Jeová
(ou Jethro ?) Endereço postal: Casa de Columba, Caixa 20 Do Po, Fiverton Ex 16 5y p, reino
Unido. 
 
MONTE SINAI
 
O Monte Sinai, onde segundo a Bíblia, Moisés recebeu de Deus as tábuas com os Dez mandamentos, fica no deserto de Neguev, no sul de Israel, e não na desértica península egípcia do Sinai, que ganhou seu nome por se acreditar que nela estaria o Monte Bíblico. É o que diz o arqueólogo italiano Emanuel Anati, que passou 19 anos fazendo escavações em Karkom, monte que já era sagrado pelos povos que habitaram suas proximidades na Idade do Bronze e onde foram encontradas restos de altares, objetos de cultos e lápides. "O Monte Sinai, segundo o Êxodos é o Karkom, na cidade de Eilat, às margens do Mar Vermelho."
A descoberta de um altar feito de pedra talhada em forma de meia-lua, "Símbolo do deus babilônico, Sin," coincide com a tese de que Sin derivou o nome Sinai para o Monte. "Eu ,Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas Igrejas. Eu Sou a Raiz e Geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã."(Apoc. 22:06)
 
Fim


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