Tecnologia do Blogger.

sábado, 22 de março de 2014

A Contradição entre a Doutrina da Trindade e a que diz ser Deus um Espírito

Bastante curioso e suspeito é a contradição pela doutrina trinitarista, - que diz ser Jesus igual a Deus e vice-versa - quando se busca provar que Deus é um espírito. Dentro daquele raciocínio (o trinitarista), os críticos teriam que admitir, que sendo Jesus igual a Deus, logo, Deus não poderia ser um espírito, já que Cristo não era um espírito, como ele mesmo citou: ―Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho‖ (Luc. 24:39; grifo nosso).

Dessa forma, seguindo ainda o raciocínio trinitarista, Jesus não sendo um espírito - como Ele mesmo afirmou - não poderia ser Deus, já que Este, seria um espírito... Ocorre aqui, uma contradição gritante quanto ao modelo trinitarista e a versão Deus/espírito. Uma situação contradiz claramente a outra. Se Deus é um espírito, logo, Ele não pode ser Jesus, porque Jesus não é um espírito. Se, por outro lado, Deus é Jesus, logo, Deus não pode ser Espírito, porque Jesus não é um espírito. A verdade porém, é que nem Jesus é Deus, pois são distintos entre Si e, nem Deus é espírito, mas tem um espírito!

O profeta Davi, no Velho Testamento, conhecia de forma inconteste a existência corpórea de Deus, além de fazer uma distinção muito clara em ser um espírito ou ter um espírito. Veja, por exemplo, sua declaração: ―ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano‖ (Salmos 143:10; grifos nossos). A citação ―o teu bom espírito‖, significa uma idéia de posse, que Deus tem um bom espírito e não que Ele seja um espírito. Se nos reportamos a criação encontramos: ―...Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...‖ (Gen. 1:26). Ora, tendo o homem um espírito e também um corpo e, tendo esse sido feito à imagem e semelhança de Deus, é obvio até para uma criança, que Deus além de ter um espírito, também tem um corpo. A diferença aqui é que Deus tem um corpo imortal, enquanto o homem não.

Os críticos, ao invés de combaterem à verdade, deveriam usar a faculdade ou o dom da inteligência que Deus nos concedeu, para conhecer a verdade que os libertaria de todos esses erros, conforme o Salvador mesmo prometera: ―Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará‖ (Jo. 8:32). Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais compreensão temos quanto a clareza e simplicidade do evangelho, passando a enxergar com mais nitidez as verdades simples e claras deste, mantendo o crescimento de nossa alma e uma comunhão cada vez maior com a coerência dos ensinamentos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Obrigado por sua visita, caso queira entrar em contato estamos a sua disposição, basta deixar um comentário!

Um comentário:

  1. Percebe-se nitidamente que quem escreveu este artigo desconhece o conceito trinitariano em sua profundidade, é de fato lastimável se discorrer sobre os conceitos mais elementares da fé cristã sem conhece-los ao menos superficialmente, aconselharia ao autor a busca de uma formação de excelência que lhe desse margem para a discussão acadêmica sobre determinados assuntos. não irei discorrer aqui sobre a doutrina da trindade pois seria pura perda de tempo, pois não se pode discutir o conhecimento com quem não o tem. Francisco Martins - Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática - Mestre em Geografia Bíblica - Doutor em Teologia - Com formação nas línguas originais Grego e hebraico a nível avançado. (O currículo acima é só uma amostra do aluno que sou e que me falta ainda muito conhecimento para entrar em uma compreensão tão apurada como a trinitariana). Obs. Minha intenção não é a de afrontar mas de despertar ao conhecimento.

    ResponderExcluir